O ACM, sigla em inglês Aluminium Composite Material ou, em português, Material Composto de Alumínio é, como o próprio nome diz, um material composto por 3 camadas sendo 2 lâminas de alumínio e 1 camada de polietileno de baixa densidade. É um material que veio competir diretamente com os revestimentos sólidos de placas de 3mm de alumínio e que oferece vantagens que envolvem durabilidade e a sustentabilidade do projeto.
Verdade seja dita, nós poderíamos dizer muitas coisas sobre o revestimento em ACM, porém, sem dúvida a característica principal pela qual você deve pensar em utilizá-lo é a sua incrível beleza e a valorização imediata do local / peça onde ele é aplicado. Cada vez mais os arquitetos e designers tem utilizado o ACM para valorizar e conferir às suas obras um visual inovador, moderno e único.
Assim como na Arquitetura, na Comunicação visual o revestimento em ACM confere às instalações um visual que chama a atenção pela sofisticação. As empresas podem trabalhar com projetos integrados de comunicação que incluem a sinalização e o revestimento das instalações.
A maleabilidade das peças é mais uma das vantagens desse composto. Ele pode ser dobrado ou cortado de várias maneiras dependendo do resultado a ser alcançado, como ranhuras em forma de “V” ou retangulares são fresadas no lado do verso dos painéis sem necessidade de virar a placa para fazer as dobras.
No vídeo abaixo vemos uma máquina cortando placas de ACM para instalação:
A maleabilidade do material permite criar verdadeiras obras de artes em formas de edifício, uma vez que fica resolvido um dos maiores desafios, o de adaptar um material aos contornos da edificação.
Comparado com o custo das placas sólidas há também uma enorme vantagem no que diz respeito ao custo e também à sustentabilidade já que a utilização do alumínio é limitada ao revestimento, ao contrário do que ocorre em uma placa maciça. Pelo exposto, investir nesse tipo de revestimento tem se provado cada vez mais como uma alternativa de alto retorno.